sábado, 26 de julho de 2008

Cinema - Tim Burton

Irei fazer uma pausa na concepção de textos sobre sentimentalismos e coisas semelhantes, pois não possuo inspiração no momento para tal. Nesta fase, não consigo transcrever para o papel o que quer que seja, portanto não vou insistir nisso.
Decidi então, para manter o blog actualizado, fazer uns quantos post's relacionados com uma das minhas paixões: o cinema! Irei postar biografias de realizadores e alguns dos filmes que estes conceberam. Começarei então pelo meu realizador preferido.




Nome: Timothy William Burton
Data e Local de Nascimento: 25 de Agosto de 1958 em Burbank, Califórnia




  • Descreve a sua infância como peculiar, imaginativa e perdida nos seus próprios pensamentos.
  • A seu ver, tanto a vida doméstica como a escolar eram difíceis, sendo que pertencia a um grupo com o nome de Ow Shit Studios onde fugia da realidade do quotidiano lendo livros de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror de baixo orçamento.

  • Após terminar o ensino secundário, recebeu uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia. Estudou animação durante 3 anos e foi contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Foi neste período que Burton criou e dirigiu a sua primeira curta-metragem, Vincent, onde o personagem principal era baseado no actor Vincent Price.

  • Mais tarde, realizou a sua segunda curta-metragem, Frankeweenie, história de um menino que ressuscita o seu cão. Mesmo com enredos pouco infantis, Burton conseguiu conciliar o tempo para também conceber o poema e as ilustrações que seriam a base de The Nightmare Before Christmas (O Estranho Mundo de Jack), um dos seus maiores êxitos.

  • Com o seu apego ao terror aliado à sua habilidade para a comédia, realizou, 3 anos mais tarde, Beetlejuice (Os Fantasmas Divertem-se). Terá sido com este filme, que Burton se destacou e foi convidado para realizar a super-produção Batman e, mais tarde, a sua continuação, Batman Returns.

  • Com a sua ascenção, decidiu filmar o seu projecto pessoal, intitulado Edward Scissorhands (Eduardo Mãos de Tesoura), convidando o actor Johnny Depp para interpretar o papel principal. Convidou o mesmo actor para ingressar num filme sobre a cinebiografia de Ed Wood, considerado o pior director de todos os tempos. Depp será então um dos maiores colaboradores durante a sua carreira de cineasta.

  • No período que se seguiu, o realizador começou a apostar em filmes que renderam pouco como Mars Attacks! (Marte Ataca!) e Planet Of The Apes (Planeta dos Macacos).

  • Em 1997, escreveu o livro "O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias" que, apesar de ser infantil, foca cenas de violência familiar, suicídio, sexo não-explícito e traição extraconjugal. Na sua opinião, os poemas não têm de ter finais felizes.

  • A sua carreira voltou ao auge em 1999, após o lançamento do filme Sleepy Hollow (A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça). Seguiram-se filmes como Big Fish (O Grande Peixe), Corpse Bride (A Noiva Cadáver) no qual voltou à animação em stop-motion e Charlie and the Chocolate Factory (Charlie e a Fábrica de Chocolate).

  • O seu mais recente êxito de bilheteiras foi Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, contando com a presença de Helena Bonham-Carter, sua actual companheira.

Filmografia

Dark Shadows (2010)
Alice in Wonderland (2010)
Ripley's Believe It or Not! (2009)
Frankenweenie (2009)
9 (2008)
Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (2007)
Corpse Bride (2005)
Charlie and the Chocolate Factory (2005)
Big Fish (2003)
Planet of the Apes (2001)
The World of Stainboy (2000)
Lost in Oz (2000) (TV)
Sleepy Hollow (1999)
Mars Attacks! (1996)
James and the Giant Peach (1996)
Batman Forever (1995)
Ed Wood (1994)
Cabin Boy (1994)
The Nightmare Before Christmas (1993)
Batman Returns (1992)
Edward Scissorhands (1990)
Beetlejuice (1988)
Pee-wee's Big Adventure (1985)
Frankenweenie (1984)
Vincent (1982)
Luau (1982)
Hansel and Gretel (1982/II) (TV)
Doctor of Doom (1979)
Stalk of the Celery (1979)
The Island of Doctor Agor (1971)

2 comentários:

Anónimo disse...

Post bacano =) Afinal quem e que nao gosta do Tim burton? x)

bjz ^^

Anónimo disse...

olá

repara quando eu disse que ia comentar e quando está a chegar, estou a mais de meia a hora a carregar isto... o que eu faço por ti :P
espero que esta rubrica , seja para continuar, acho que, é de facto, uma iniciativa excelente da tua parte... agora é pôr-se a trabalhar ^^
e para começar logo um grande nome, gosto muito dos filmes do Tim, não gosto é de um certo actor que escolhe muitas vezes (joke)
tem um reportório fantástico, digno de qualquer um ficar com inveja.
Tem ali um filme muito especial para mim: Sweeney Todd que por acaso é com o dito actor, que coincidência XD
E tem mais uns quantos que eu simplesmente adoro, um realizador que vai ficar para sempre ligada a história do cinema.

Beijos. Adoro-te. (podia habituar-me a isto)